Ideias para o jardim

Jardim tropical, moderno e de fácil manutenção

Este mês, e no âmbito do tema da Revista, gostaria de partilhar com os leitores um jardim tropical que construímos em Sintra e que ilustra o bem que uma combinação de espécies exóticas pode resultar.


O jardim é muito grande e divide-se por diferentes patamares, com múltiplas áreas e com estilos distintos. Na sequência de umas obras, todo o patamar da piscina teve de ser reconstruido e, com esta remodelação, a ideia foi criar um ambiente exótico e tropical na zona envolvente da piscina. A área central que enquadra a piscina é constituída por um relvado de escalracho. Um deck em madeira serve de base para uma agradável zona de refeição protegida por uma pérgola.


As plantas surgem nos limites do jardim, em canteiros revestidos com pedra rolada branca e delimitados por lancil em chapa galvanizada. Esta barreira é essencial para manter os limites dos canteiros bem definidos e para conter a pedra, facilitando também a manutenção da relva. A pedra deve-se colocar por cima de uma manta anti ervas para se conseguir manter limpa e sem infestantes durante muito tempo.

Nos países mediterrânicos, sobretudo no litoral, as amplitudes térmicas permitem a utilização de muitas espécies exóticas. Um clima ameno, com muita luz e humidade é essencial para o desenvolvimento saudável de plantas tropicais. Já no interior de Portugal, com temperaturas negativas no inverno, teremos de ser muitos mais seletos na escolha das plantas a utilizar.


Dentro das muitas espécies existentes, incluimos no nosso projeto palmeiras que se adaptam bem ao clima húmido de Sintra. Agrupámos as Kenthia forsteriana, Archontophoenix, Chamaerops humilis, Cyca revoluta e Phoenix roebelenii em conjuntos da mesma espécie arrumados em cada canteiro. Um dos canteiros é composto por duas variedades diferentes de Estrelícias, a Strelitzia nicolai que tem um porte ereto e que cresce até 6m de altura (as folhas parecem as das bananeiras) e Strelitzia reginae que se destaca pela profusão de flores cor de laranja durante largos períodos de tempo.


O resultado final é um jardim moderno, de fácil manutenção e com poucas necessidades de rega, destacando-se os bonitos exemplares utilizados pelo contraste que fazem com a pedra branca. Outra característica deste tipo de jardins é o facto de praticamente não se notar a sazonalidade, porque as plantas existentes mantêm-se semelhantes no verão e no inverno. Que este maravilhoso jardim sirva de inspiração à criação de ambientes tropicais, onde se consegue sentir que é verão o ano inteiro

Uma fileira de plantas em vasos dispostas lado a lado em um jardim.
27 de janeiro de 2025
Manter um jardim bonito e saudável não é uma tarefa fácil, mas com os cuidados certos em cada estação do ano, é possível garantir que as suas plantas estejam sempre no seu melhor. No Jardim Primavera, com mais de 120 anos de experiência, sabemos exatamente como ajudá-lo a cuidar do seu espaço verde. Aqui estão algumas dicas para manter o seu jardim em ótimas condições durante todo o ano:

O nosso website utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Saiba mais

×